terça-feira, maio 30, 2006

Aos professores... no plural...

Caros colegas

Penso que a intenção do governo ao colocar a discussão neste momento, com propostas deste teor, com estes conteúdos e com os prazos definidos, é, simplesmente fazer vencer uma nova matriz de professor e de escola, que vai num sentido que eu considero muito negativo e errado. Sentido que em nada melhora a Educação a proporcionar às nossas crianças e jovens. Já o apontei no post anterior. Partir desta matriz e apontar propostas de alteração pontual é aceitá-la. É bom que tenhamos isso presente.
Pelo contrário é preciso apresentar propostas alternativas que eu sintetizaria deste modo:
- encontrar propostas para a carreira que não passem pela divisão artificial de níveis de professores;
- avançar com um novo modelo de avaliação de professores exigente mas não competitivo nem artificialmente condicionador de progressões na carreira;
- afirmar que há direitos que se conquistaram que não são para simplesmente fazer tábua rasa.
Esse empreendimento tem de ser colectivo. Temos de exigir a possibilidade de o fazer e ser capazes de o promover. Para isso, não esquecendo iniciativas individuais e grupais, as associações representativas mais vastas são fundamentais. Sem fazer a economia do debate nos vários seios que o podem acolher, esquecer a necessidade de criar plataformas de pontos de entendimento e em torno delas avançar colectivamente, para isso aproveitando as organizações de professores que lhe dão maior dimensão é urgente e inadiável. O contrário é simplesmente ineficaz.
O Ministério da Educação demorou um ano (ainda está a fazê-lo) a criar um caldo de desmoralização social em torno da imagem dos professores, culpando-os dos males do ensino e de outras maleitas sociais. Os seus objectivos só são obscuros para quem andar distraído: poupar nos ordenados e controlar de todas as maneiras os professores. Cabe aos professores... no plural, desocultá-los, contrariá-los e lutar por outros. Será que temos essa disposição?

1 Comentários:

Blogger papoilasaltitante disse...

Teremos que ter!
:)

8:42 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial