terça-feira, setembro 12, 2006

Quadros de mérito de turma

Na minha escola vai haver este ano lectivo quadros de mérito de turma, baseado não em rendimento escolar como o quadro de honra individual já em existente, mas em critérios mais ligados a atitudes. Para a turma/turmas premiadas haverá um prémio. O conselho pedagógico decidiu por unanimidade e agora só falta o regulamento.
No conselho dos directores de turma vários torceram um pouco o nariz. Eu, timidamente invoquei o argumento da desigualdade de oportunidades de sucesso já que as turmas diferem muito entre si. Outros colegas disseram que haveria outras formas mais adequadas de publicitar as coisas bem feitas de alunos e turmas, por exemplo, no jornal da escola.
Agora só falta o regulamento.

4 Comentários:

Blogger Pedro disse...

Tudo o que seja para valorizar as boas práticas dos alunos, em termos de atitudes e valores, é sempre bem-vindo...

11:41 da tarde  
Blogger IC disse...

Na minha (ex) escola chamam-lhe quadros de comportamento meritório (parecido, portanto), mas os critérios são atitudes com condição obrigatória de que a média dos níveis seja pelo menos 4. Quando foram aprovados, não pude deixar de me lembrar do quadro de honra dos meus tempos de liceu. Claro que não serviu de nada votar contra, e claro que ficam de fora alunos com excelentes práticas no âmbito de atitudes e valores - ainda existem famílias com pouca instrução e sem possibilidades de apoios extra para que os filhos tenham média de 4, mas que os educam quanto a atitudes e valores. Isso do "mérito" pessoal, do aluno, não se consegue avaliar sobre o joelho e à pressa no final dos conselhos de turma.
Quanto ao quadro de turma que referes... ondem ficam aqueles alunos quase heróicos que, numa turma mal comportada e indisciplinada, conseguem manter-se impecáveis?

12:29 da manhã  
Blogger henrique santos disse...

Isabel
não sei responder à tua pergunta. Confesso que faço parte duma minúscula minoria que torce o nariz a iniciativas deste tipo, embora seja necesssário analisar no concreto o teor e o conteúdo delas.
Penso que há outras formas de promover e mostrar à comunidade escolar as coisas boas que cada aluno e grupos de alunos ou turmas fizeram.
Agora não se pode esquecer que as turmas, pelo menos isso acontece na minha escola, são muito diferentes, existindo algumas que estão em muito melhores circunstâncias para se envolverem em processos "competitivos" desse tipo. E os critérios e as formas de encontrar "vencedores" parece-me ser bastante difícil e sujeito a contingências discutíveis.

2:08 da tarde  
Blogger zoltrix disse...

Quadros? Só o nome me arrepia! E as recordações más de tempos que se julgavam idos, também!
Em Almada, a Câmara Municipal ( tal como no Alandroal) promove bolsas de estudo para alunos com notas de 4 e 5. Este gesto sim, acho-o muito mais meritório...!

11:47 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial