quinta-feira, agosto 31, 2006

refundação do blog


Da reflexão que fiz, na paragem do blog, em relação ao seu conteúdo no ano lectivo anterior, saiu a necessidade e o desejo de o refundar. O seu novo título e palavras de apresentação já dirão algo em relação a essa mudança. No entanto, neste primeiro post de 2006/2007, aqui vão explicações acrescidas.
Este novo fôlego do blog parte do seguinte pressuposto inicial: os problemas que a Educação e a Escola apresentam na nossa sociedade actual, ao contrário do que os discursos dominantes nos tentam impingir, não são problemas de natureza técnica, resolúveis com soluções tecnocráticas.

Este blog tentará contribuir para alcançar dois objectivos:
1.º- o de tentar desocultar as razões da crise da Educação que os discursos tecnocráticos tentam esconder;
2.º- o de tentar contribuir para apontar outras soluções possíveis e desejáveis para a Educação.

As fontes utilizadas serão fundamentalmente: todos os autores da Pedagogia Crítica que tentam aliar a "linguagem da crítica à linguagem da possibilidade" (Giroux); e a leitura da realidade portuguesa.

O método fundamental será o de utilizar a "análise relacional"(Apple) que coloca a Educação no seio dos problemas que a sociedade apresenta.

Como professor que sou, darei uma perspectiva não neutra mas particularmente situada como um actor do sistema, tentando empaticamente compreender o ponto de vista dos outros actores insubtítuíveis deste mundo problemático mas fascinante da Educação.

Também, para que conste, desde já menciono como intenção fundadora colocar-me do lado daqueles que no sistema Educativo estão numa situação desprivilegiada.

1 Comentários:

Blogger Miguel Pinto disse...

Gostei do título... hummm... tem muita substância!...
Quanto aos teus objectivos, fiquei a pensar se, de facto, a educação está realmente em crise... mas isso é assunto para futuras conversas ;)

10:50 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial