sábado, julho 15, 2006

Compreender para transformar.

O que mais me motiva nas leituras e pesquisas que faço é tentar compreender o mundo em que vivo e tentar participar nele mais lucidamente.
No caso da Educação sempre fiz uma distinção entre aquelas leituras que me permitiram conhecer melhor o mundo da educação e aquelas que nada ou pouco me diziam.
Nos últimos anos tenho tido o prazer de conhecer (pela leitura das suas análises e propostas) um grupo de educadores Belgas (francófonos) que fomentam um site "L'École democratique", onde regularmente promovem encontros e desenvolvem análises sobre a Educação.
O interesse tem-me levado a adquirir até alguns dos livros (excelentes) que um dos membros desse grupo, Nico Hirtt, tem escrito.
Esse grupo produz regularmente uma publicação trimestral. Alguns dos números estão online.
Deixo aqui um exemplar já com alguns anos mas com ideias que permanecem muito actuais.
O único problema é que é preciso dominar a lingua francesa. Se for esse o caso, desejo-vos o mesmo prazer e interesse que tenho tido ao navegar pelos textos desse grupo de professores belgas que não se resignam aos ditames do pensamento único (pedagógico ou outro).

4 Comentários:

Blogger rute moura disse...

Passei por aqui e acho k vou voltar. Gostei do blog, temas pertinentes para quem se interessa por Educação.

Até à próxima

2:58 da tarde  
Blogger henrique santos disse...

Obrigado Rute
tentarei fazer por tornar os temas abordados pertinentes e sugestivos.

7:34 da tarde  
Blogger zoltrix disse...

muito bom o texto! De facto, Freinet está desculpado! A ideia (expressão) dos «hamburguer jobs» é que não conhecia e achei-a deliciosa! Valiosa informação foi aqui prestada, como já é habitual, neste blogue!

12:30 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read Cool mosit humidifiers for college dorms zoloft Cheap ppc advertising proactiv Drug nexium pen rep pop up blocker Tennis slow motion video Didrex prescriptions cod Metered non aerosol air fresheners endermologie cellulite

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial