quinta-feira, outubro 27, 2011

Não à destruição da Escola Pública

O governo, com todas as medidas lançadas e outras já previstas, está a aplicar um nítido plano de reestruturação neoliberal na área da educação. Dois pilares são visíveis nesta política:

-a destruição da educação pública, - esse bem precioso que permite o acesso de todos aos bens culturais fundamentais e a uma educação para todos, - que é por demais visível;

-o beneficiar da educação privada, em que podemos apontar como prova o aumento, a contracorrente, do subsídio nos contratos de associação, e agora, a notícia de hoje que diz que os pais poderão no próximo ano escolher a escola para os filhos, medida de que beneficiarão os já beneficiados com maior poder económico ou capital cultural.
O governo quer transformar o conceito de educação como um direito de todos, num negócio rentável para alguns a que aqueles que puderem pagar frequentam. O resto de educação pública que sobrar, será ultrasubfinanciada, de baixa qualidade e destinar-se-á aos que não puderem pagar a escola privada.
A todos aqueles que acreditam na importância da Educação Pública está lançado o grande desafio da resistência a estas iníquas políticas. À Fenprof lanço o repto: é a hora de preparar a Marcha pela Educação, que chegou a estar agendada no ano passado.

Etiquetas:

4 Comentários:

Blogger IC disse...

Henrique,
Através de alguns (poucos) contactos com colegas ainda no activo, sei que há descontentamento e desalento nas escolas (públicas, claro). Mas não sei se o descontentamento da maioria terá muito a ver com algo mais do que os cortes nos vencimentos. Será que farão uma GRANDE Marcha pela Educação?

1:06 da manhã  
Anonymous Luiz Paulo Guedes disse...

O Grande problema claro passa pela remuneração, todavia o instinto de indgnação somente perante a cortes no soldo, mas nao com investimentos serios na politica de Educação Publica, vamos ser sinceros e encarar a realidade, por que se formar seres pensantes, se os sujeitos carreados de hoje são a base eleitoral perfeita para palhaços e demais artistas circences, sou graduando em biologia, licenciatura, e estou cada vez mais descrente quanto a trabalhar na rede publica de educação,

otimo blog

Luiz Paulo

6:08 da tarde  
Blogger Cursos Online disse...

CURSOS ONLINE COM CERTIFICACIÓN EUROPEIA
Invista em seu Futuro sem sair de casa!

Oferecemos Cursos, Masters y Especializações nas siguientes áreas:
Saúde e Educação.
Recursos Humanos e Línguas.
Cursos Comportamentais.
Energias e Meio Ambiente.
Marketing e Ventas.
Gestão e Informática.
Desde o princípio do curso, o estudante tem o apoio de um professor-tutor, que apoiará a resolver qualquer dúvida de maneira personalizada, o que contribui para manter a motivação e expectativa de aprendizagem.

Sabia más en www.institutoiase.com

11:13 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Destruição da escola publica e contratos de associação com privados é o que o MEC quer e os papás estão todos contentes pois não pagam mensalidade pagamos nós todos.

1:21 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial