Imparável, mas...
Basta que os professores queiram e o movimento de suspensão deste iníquo processo dito de avaliação dos professores é imparável. As reacções simultaneamente ridículas, autistas, ziguezagueantes e por fim "ameaçantes" da "tutela", revelam que neste campo, perderam o pé. Haja capacidade dos professores de manterem inteligentemente a pressão, sem desgastes desnecessários imediatos.
Só que a questão da avaliação do desempenho, por muita importancia que tenha, e tem-na, é apenas parte de um todo. Tenho por teoria pessoal que em grande parte, este monstro burocrático foi levado a termo para nos entreter e fazer gastar forças. É que se eles conseguirem: manter a carreira dividida e o bloqueamento da sua progressão para a maioria dos professores; instaurar o modelo hierárquico-autocrático de gestão das escolas; manter aparências de que conseguiram avaliar os professores... eles abdicam de muitos trocados. E convenhamos... muito do que consta do modelo de avaliação do desempenho é de uma falta de sutentabilidade tão atroz que "mais cedo do que tarde" teria que cair. Por isso não esqueçamos as verdadeiras bandeiras da luta: contra o ECD do ME; contra o Modelo autocrático de gestão das escolas.
10 Comentários:
Reproduzo o comentário que deixei no meu cantinho:
Tens muita razão, Henrique. A avaliação cairia de podre. O problema está a montante e por essa razão é que se requer argúcia política para resolver o problema. Creio que estamos no bom caminho.
Sim, é muito importante não esquecer as verdadeiras bandeiras de luta. E tenho sempre pena que nunca estejam incluídas questões graves para o futuro relacionadas com a formação de professores - questões graves no âmbito do novo regime de formação para a docência (professor generalista, fim dos estágios, ...), também a formação contínua, em que não se toca nos interesses e pelouros instalados. É verdade que pelo menos a 1ª questão pouco toca nos actuais professores, mas toca na futura escola pública.
Enfim... bato sempre nesta tecla, mas não vejo ninguém a bater nela.
Boa viagem, Henrique!
Será desta que nos conhecemos?
Não foi ainda desta Maria, com pena minha que só vi este comentário quando cheguei da manif. Entretanto vou gostando, esperando e apreciando as tuas palavras na rede. Beijinho
Mas o modelo ainda se move e deve continuar ser combatido.
Num comentário de outro blog li que:
Michael Fullan e Andy Hargreaves na obra «Por que é que vale a pena lutar?» Porto Editora, em 2001: «A imposição de esquemas punitivos de avaliação a todos é como utilizar uma marreta para esmagar uma noz. Tal imposição reduz a “avaliação” ao mínimo denominador comum. Os esquemas de avaliação que implicam 100% do pessoal docente, tendo em vista detectar uma pequena percentagem de incompetentes, constituem uma perda de tempo considerável. Ironicamente, a ansiedade que provocam também pode desincentivar a excelência de muitos que se tornam relutantes em correr riscos, devido ao receio da punição.»
Maria Pereira
Cara Maria Pereira
essa citação já a fiz há uns meses atrás neste meu cantito também. é mais um argumento importante, sem dúvida. Desde que estive na manif grandiosa dos 120 000 não senti no entanto necessidade de mudar este post. É que penso que o essencial continua válido. O que mudou realmente é a necessidade de os professores nas escolas suspenderem na prática este aborto. E só se o fizerem com a mesma expressão com que o fizeram na rua é que poderão ter perspectivas contra este governo politicamente autista. É preciso também estar preparado para uma luta longa, inteligente, correndo alguns riscos mas não demasiados nem demasiado cedo. Para já o importante é dizer na escola: não entregamos os objectivos e argumentar porquê. E no essencial apoiar as acções expostas na moção da plataforma sindical aprovada em 8 de Novembro.
Não te consigo “mailar”. Vem devolvido! :(
"É preciso também estar preparado para uma luta longa, inteligente, correndo alguns riscos mas não demasiados nem demasiado cedo. Para já o importante é dizer na escola: não entregamos os objectivos e argumentar porquê. E no essencial apoiar as acções expostas na moção da plataforma sindical aprovada em 8 de Novembro." ABSOLUTAMENTE DE ACORDO! ACÇÕES CONCRETAS NAS ESCOLAS. NA MINHA ESCOLA ESTÁ TUDO CONGELADO.
M Pereira
"convenhamos... muito do que consta do modelo de avaliação do desempenho é de uma falta de sutentabilidade tão atroz que "mais cedo do que tarde" teria que cair."
Ora nem mais...
Tal afirmaçao reflecte todo o panorama educacional que se instala no nosso pais actualmente
Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática à Distância
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