"Tapados pelo Nacionalismo"
"A introdução de indicadores de desempenho dos sistemas educativos desenvolvidos e destinados ao nível supranacional, (PISA por exemplo) portanto, é mais do que um mero transplante de uma técnica bastante testada. Isto muda, mais do que reflecte, o mundo que pretende medir; a assunção de que se trata apenas de uma outra forma de competição internacional que "nos" dá a oportunidade de ver com que nível de sucesso o "nosso" sistema assume quando comparado a outros, esconde as mudanças do "nós", a natureza e os interesses envolvidos na competição, aquilo que exclui, e a oposição que acaba por construir. As assunções que circulam acerca da natureza das tabelas classificativas e dos níveis aos quais os sistemas educativos são formados e dirigidos ameaçam deixar-nos "tapados" acerca do que está "realmente" a acontecer - seja isso um perigo ou uma promessa - até que, como o guarda-redes que ficou tapado, seja demasiado tarde para podermos responder."
Roger Dale
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial