domingo, setembro 17, 2006

LADO A + lado b

LADO A


"Se alguém disser: onde iremos parar se os operários, os agricultores, os moços de fretes e finalmente até as mulheres se entregarem aos estudos? Respondo: acontecerá que, se esta educação universal da juventude for devidamente continuada, a ninguém faltará, daí em diante, matéria de bons pensamentos, de bons desejos, de boas inspirações e também de boas obras."

Coménio, Didáctica Magna, século XVII


lado b


Está para ser publicada legislação que pretende "expulsar" os professores doentes das escolas. Já há algum tempo tinham surgido notícias sobre a matéria. Do que tenho conhecimento, tal iniciativa faz-me lembrar o conjunto de medidas eugénicas levadas a cabo pelos governos democráticos nas primeiras décadas do século XX. Medidas essas que foram posteriormente alteradas e escondidas devido ao relevo que as políticas de extermínio nazi informadas dos mesmos pressupostos fizeram delas.
Para um conhecimento mais desenvolvido remeto para um texto sobre o assunto no blog do Paulo Guinote.

século XXI !!!!!!!!

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

No plano teórico já a coisa é má, mas mesmo muito má.
Então se atendermos a casos concretos, vai ser de uma degradação humana terrível.

Excluem-se do despejo quem tenha doenças do foro oncológico ou degenerativas, mas isso só vai ser regulamentado a posteriori, possivelmente quando perceberem quantos são os que vão e quanto os que ficam.

Eu detesto este tipo de comparações, mas acho que o "outro senhor", ditador do Orçamento, respeitava mais os docentes do que esta malta que nos governa, meros aprendizes de contabilista.

3:43 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial