quarta-feira, outubro 24, 2007

Os ranking's de trazer por casa

Mais uma vez vêm atirar poeira para os olhos de muitos com a novela dos rankings das escolas. A associação das escolas do ensino privado, inchada pelo facto de o top ten estar quase todo preenchid0 por escolas privadas atreve-se a tirar a brilhante conclusão: "o Estado mostra que não tem vocação para ensinar". E um sujeito a proclamar a grande solução do cheque ensino: "quem paga é o estado, quem ensina somos nós os privados". Coisa que já foi aplicada em alguns lados e com o resultado de cavar mais o fosso entre os ricos e os pobres, que é coisa que em Portugal estamos a fazer cada vez melhor.
Os jornalistas a mando dos patrões dos jornais e televisões cada vez mais condicionadas às leis do lucro e dos interesses privados, vão às escolas da pretensa elite entrevistar meninos queques e professores de meninos queques ou directores de escolas de meninos queques, e perguntam-lhes: qual o segredo? E eles respondem: o segredo são os alunos e os professores daquelas escolas.
E os jornalistas vendidos à necessidade de fazerem pela vidinha não perguntam aos professores: será que vocês estariam no ranking como professores se estivessem em escolas rodeadas de contextos sociais desfavorecidos? Nem perguntam aos alunos: se vocês tivessem as condições de vida que muitos jovens têm, se os vossos papás não tivessem o dinheiro necessário que é mais que muito para vos meterem nesta escola e vos metessem nas escolas onde andam os outros, será que vocês fariam parte dos rankings?
Enfim, umas perguntinhas que nunca teremos a oportunidade de ver ou ouvir na nossa comunicação social pública nem privada. Isto está tudo muito bem combinado...

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

É sempre o contexto!! Esta desculpa dá para tudo! A realidade está aí à frente dos olhos de todos. Só não vê quem não quer ver.

11:58 da tarde  
Blogger henrique santos disse...

O que é que contesta kim...?

6:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Eu cá acho que quem faz os rankings deveria ir para a sibéria. Não concorda comigo camarada?

11:47 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial