sábado, fevereiro 21, 2009

Avanço do pensamento único

Hoje li uma notícia má. A editora Campo das Letras está em dificuldade e pode fechar. Depois da Caminho ser engolida pela Leya, este é mais um rude golpe nas editoras que publicam conteúdos críticos em Portugal.
O pensamento único, em Portugal, dá passos de gigante. Qualquer dia, ler em papel em português, ou ver na televisão ou ouvir na rádio algum conteúdo crítico será uma raridade. E então que dizer para aqueles que têm dificil acesso a obras noutras línguas.
A nossa escala de mercado tão reduzida torna pouco viáveis as editoras críticas. É pena.
Restam alguns espaços onde a crítica, por agora, pode ser feita e está a ser feita: a blogosfera é disso exemplo. A criatividade dentro da resistência precisa-se. E como a necessidade aguça o engenho...

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"Restam alguns espaços onde a crítica, por agora, pode ser feita e está a ser feita: a blogosfera é disso exemplo"

Então há que preencher esse espaço, Henrique.;o)

11:57 da tarde  
Blogger IC disse...

Henrique
Não sabia e também acho uma má notícia. Aliás, mais uma... mais uma má notícia, pois nos últimos anos temos tido várias de encerramentos.
Quanto à blogosfera, tem de facto um grande potencial, mas eu quase só conheço a blogosfera docente por falta de tempo para alargar o meu leque de visitas, e confesso que já achei a blogosfera docente mais criativa do que agora.
Subscrevo o comentário do Miguel ;o)

1:20 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial