Avanço do pensamento único
Hoje li uma notícia má. A editora Campo das Letras está em dificuldade e pode fechar. Depois da Caminho ser engolida pela Leya, este é mais um rude golpe nas editoras que publicam conteúdos críticos em Portugal.
O pensamento único, em Portugal, dá passos de gigante. Qualquer dia, ler em papel em português, ou ver na televisão ou ouvir na rádio algum conteúdo crítico será uma raridade. E então que dizer para aqueles que têm dificil acesso a obras noutras línguas.
A nossa escala de mercado tão reduzida torna pouco viáveis as editoras críticas. É pena.
Restam alguns espaços onde a crítica, por agora, pode ser feita e está a ser feita: a blogosfera é disso exemplo. A criatividade dentro da resistência precisa-se. E como a necessidade aguça o engenho...
2 Comentários:
"Restam alguns espaços onde a crítica, por agora, pode ser feita e está a ser feita: a blogosfera é disso exemplo"
Então há que preencher esse espaço, Henrique.;o)
Henrique
Não sabia e também acho uma má notícia. Aliás, mais uma... mais uma má notícia, pois nos últimos anos temos tido várias de encerramentos.
Quanto à blogosfera, tem de facto um grande potencial, mas eu quase só conheço a blogosfera docente por falta de tempo para alargar o meu leque de visitas, e confesso que já achei a blogosfera docente mais criativa do que agora.
Subscrevo o comentário do Miguel ;o)
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial