sábado, agosto 23, 2008

Isomorfismos

A Educação e outras instituições estão dentro das sociedades a que pertencem. Se a Sociedade é "desenvolvida" é normal que as suas instituições, tais como a Educação ou o Desporto que nela existam também o sejam. O contrário também será normal.
Em Portugal, provavelmente como fuga às frustrações quotidianas, ou como forma ideológica de usar argumentos, os portugueses são exigentes em quererem ver resultados no Desporto e na Educação que estão bem acima de outros indicadores sociais. É preciso não esquecer, por exemplo, que Portugal tem a maior ou das maiores percentagens de pobres da Europa e que é das sociedades mais desiguais, em que o fosso entre os mais ricos e os mais pobres é mais cavado.
É verdade que, por exemplo, no Futebol, a nossa selecção atinge voos bem altos, muito acima daquilo que seria de esperar dum país como o nosso. Mas aqui não é surpreendente pois pode bem ver-se quanto é alto o investimento económico-político neste desporto que é cada vez mais espectáculo e indústria e menos desporto.
Se Portugal investisse na Educação tanto como investe no Futebol, com certeza saltaríamos uns furos bem para cima.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial