domingo, maio 03, 2009

Um grande português: José Morgado

Hoje tive um momento de felicidade ao ver um blog sobre o grande matemático e antifascista português, professor José Morgado. Soube da sua existência ontem, em conversa com o seu filho Paulo Morgado, que está a desenvolver este trabalho de serviço público. É que não foi só Fernando Pessoa que deixou arcas... Explorar este blog é fonte de conhecimento, de cultura e de história.
Numa das suas palestras, José Morgado fazia uma comparação entre o nosso Bento de Jesus Caraça e Paul Langevin. Nesse texto reproduzia o célebre (mas suponho que pouco conhecido para os nossos contemporâneos) conceito de cultura geral:
«a cultura geral é aquilo que permite ao indivíduo sentir plenamente a sua solidariedade com os outros homens, no espaço e no tempo, com os homens da sua geração como com as geração que a precederam e com as gerações que virão depois. Ser culto é, portanto, ter recebido e desenvolver constantemente uma iniciação às diferentes formas de actividade humana, independentemente daquelas que correspondem à profissão, de maneira a poder estar amplamente em contacto, em comunhão com os outros homens.»
Este conceito faz lembrar a também célebre palestra de Caraça sobre "a cultura integral do indivíduo". Num tempo de utilitarismos estreitos e empobrecedores em que se quer transformar a Educação num mero mecanismo de adaptação a supostas exigências de "empregabilidade" do mercado, conceitos como estes são de trazer à superfície da discussão. Não por recusarmos a utilidade da Educação mas porque achamos que um utilitarismo estreito em que uma educação/adestramento limitada encerra o Homem é algo a combater.
Para quem gosta de história, de democracia, de matemática, de cultura geral, não deixe de passar pelo blog e por outro conexo: Cravo de Abril.
José Morgado foi também um grande professor. Conheci-o pessoalmente, infelizmente pouco tempo. Assisti a uma lição dele na Faculdade de Ciências do Porto sobre o Teorema de Pitágoras. O público presente, composto de jovens bem jovens e adultos, penso ter ficado completamente cativado pela amplitude da cultura e a qualidade da forma como se exprimia e tornava perceptível o seu pensamento.
Espero que aproveitem do blog como eu estou/vou aproveitar.
O endereço do blog é http://josecardosomorgado.blogspot.com/

3 Comentários:

Blogger IC disse...

Henrique
Obrigada pela divulgação desse site. Já o estive a percorrer um bocadinho (para lá voltar, claro).
Tem importantes documentos históricos. Gostei de ver assinaturas de Ruy Luís Gomes ao lado de algumas de José Morgado.
Quanto a Bento de Jesus Caraça, creio que já sabes que foi uma grande referência para mim. Preciosa inclusivamente pelo seu conceito de cultura. Mas também foi muito importante o seu livro Conceitos Fundamentais da Matemática que li no meu ano de estágio (1973-74), um grande contributo para a minha visão da história e evolução do pensamento criador na Matemática, na criação de novos conceitos, o que BJC descreve numa visão baseada nas leis/princípios da dialéctica, o que me encantou pois esses princípios sempre foram muitas vezes fundamentais para a minha própria compreensão do mundo e da História.
Mais uma vez obrigada pela divulgação do site.
Um abraço

1:23 da manhã  
Blogger tsiwari disse...

Olá.

O professor Morgado foi meu professor, em mais do que uma cadeira. Foi, seguramente, o melhor professor que tive naquela cinzenta Faculdade de Ciências da UP.

Era um ser humano lindíssimo.

Vou adicionar o blog referido aos meus favoritos. Bgdo e abç

4:29 da tarde  
Anonymous José de arimatéa disse...

tive o prazer de ter sido aluno do professor josé Morgado aqui no Recife.Suponho que sua contribuição tenha sido fundamental para a formação da identidade doprofessor de matemática aqui em meu estado (Pernambuco,Brasil).Quero aprofundar esta ãfirmaçação e gostaria de obter informação sobre a formação pedagógica do Professor morgado.

11:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial