terça-feira, fevereiro 13, 2007

"Qualquer coisinha de Esquerda"

Aqui há uns anos, num filme de Nanni Moreti que não me recordo agora qual, Moreti, ao ver na televisão o lider do governo italiano da altura, Massimo D'Alema, ex membro do partido comunista italiano, repetia suplicante qualquer coisa parecida com isto: "vá lá, diz, diz qualquer coisinha de esquerda, por favor".
O nosso primeiro ministro deve ter visto o filme. Mais: aprendeu qualquer coisinha com o filme. Ao contrário de D'Alema que nem sequer dizia "uma coisinha de esquerda", o nosso político diz umas coisinhas de esquerda e até se meteu numa causa tradicionalmente considerada de esquerda. Ele é um mestre em maquilhagem política.
Há algum tempo me vinha a lembrar desta história, a propósito das peripécias (que não acabaram) do referendo. Oque me fez sorrir ainda mais e confirmar a minha suposição foi o exposto nesta peça jornalística sobre declarações de hoje do nosso político progressista de esquerda. Sócrates dizia aí que a vitória no sim o fez "sentir que o PS é um partido progressista". De facto é preciso "coisinhas" como esta para o PS se sentir progressista e de esquerda.
Tenho de confessar que uma das coisas que menos me agradou no referendo foi a forma como ele serviu e continua a servir para desviar a atenção das políticas reais de direita deste governo... através de uma bandeira "progressista" cuja concretização prática, vamos lá a ver como se fará no terreno.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial