A Matemática vista do exterior
Nem sempre no meu percurso escolar tive uma boa relação com a Matemática. No entanto essa relação foi melhorando, acabou bem e deixou laços que me fazem periodicamente revisitá-la.
Uma das coisas que mais gosto de fazer nessa revisitação é ler acerca da História da Matemática, o que dá uma visão humanizada e não abstracta desta ciência.
Ao navegar na net sites relacionados com Matemática deparei com um site do Professor Jaime Carvalho da Silva, dedicado em grande parte à história da Matemática, designadamente em Portugal. Foi uma oportunidade para aprofundar algumas informações que já conhecia parcialmente. Confesso que é emocionante saber, por exemplo, o denodo (a coragem a todos os níveis) com que os nossos melhores matemáticos em Portugal (e alguns com nível internacional) lutaram pelo desenvolvimento do conhecimento matemático e da sua democratização a todos os níveis; como se preocuparam com a educação matemática da nossa juventude, apontando caminhos para realizar essa educação. Significativa foi a reacção da ditadura fascista de Salazar a essas iniciativas, no campo da Matemática e doutros campos cientificos: limitar; proibir; chegando ao extremo de prender e exilar muitos dos nossos melhores professores universitários. De facto, enquanto uns anos antes, a Goebels apetecia "puxar do revolver sempre que ouvia a palavra cultura", uns anos depois (e antes também) os nossos fascistas tinham o mesmo relacionamento com os nossos homens de cultura. Salazar sabia que a verdadeira Cultura e Ciência podem ter um carácter revolucionário, daí tudo ter feito para as sufocar.
Uma pergunta me assalta: será que agora existe, nos nossos universitários no campo da Matemática a mesma relação social com a disciplina?; será que as iniciativas ao nível universitário neste campo, têm identicas preocupações com a democratização do conhecimento e, passe o pleonasmo, com a democratização da nossa democracia?
Uma das coisas que mais gosto de fazer nessa revisitação é ler acerca da História da Matemática, o que dá uma visão humanizada e não abstracta desta ciência.
Ao navegar na net sites relacionados com Matemática deparei com um site do Professor Jaime Carvalho da Silva, dedicado em grande parte à história da Matemática, designadamente em Portugal. Foi uma oportunidade para aprofundar algumas informações que já conhecia parcialmente. Confesso que é emocionante saber, por exemplo, o denodo (a coragem a todos os níveis) com que os nossos melhores matemáticos em Portugal (e alguns com nível internacional) lutaram pelo desenvolvimento do conhecimento matemático e da sua democratização a todos os níveis; como se preocuparam com a educação matemática da nossa juventude, apontando caminhos para realizar essa educação. Significativa foi a reacção da ditadura fascista de Salazar a essas iniciativas, no campo da Matemática e doutros campos cientificos: limitar; proibir; chegando ao extremo de prender e exilar muitos dos nossos melhores professores universitários. De facto, enquanto uns anos antes, a Goebels apetecia "puxar do revolver sempre que ouvia a palavra cultura", uns anos depois (e antes também) os nossos fascistas tinham o mesmo relacionamento com os nossos homens de cultura. Salazar sabia que a verdadeira Cultura e Ciência podem ter um carácter revolucionário, daí tudo ter feito para as sufocar.
Uma pergunta me assalta: será que agora existe, nos nossos universitários no campo da Matemática a mesma relação social com a disciplina?; será que as iniciativas ao nível universitário neste campo, têm identicas preocupações com a democratização do conhecimento e, passe o pleonasmo, com a democratização da nossa democracia?
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