tag:blogger.com,1999:blog-24625629.post115083641424751422..comments2023-10-30T08:41:32.141+00:00Comments on Educrítica.: Um outro modelo de avaliaçãohenrique santoshttp://www.blogger.com/profile/00436970629334288014noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-24625629.post-1150978105052820722006-06-22T13:08:00.000+01:002006-06-22T13:08:00.000+01:00Zoltrixacho que fizeste um análise muito realista...Zoltrix<BR/>acho que fizeste um análise muito realista dos objectivos por detrás do modelo de avaliação proposto pelo ME. Eu acrescentaria:<BR/>-divisão e balcanização dos professores nas escolas;<BR/>-criação de um clima de competitividade artificial entre os docentes;<BR/>-impedimento da reflexão e do trabalho verdadeiramente colectivo entre professores.<BR/>Se calhar estou a dizer por outras palavras o que tu disseste.henrique santoshttps://www.blogger.com/profile/00436970629334288014noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24625629.post-1150936045252440912006-06-22T01:27:00.000+01:002006-06-22T01:27:00.000+01:001 - restringir a progressão na carreira.2 - restri...1 - restringir a progressão na carreira.<BR/>2 - restringir a progressão na carreira.<BR/>3 - restringir a progressão na carreira.<BR/>4 - poupar dinheiro.<BR/>5 - impedir autonomia pedagógica.<BR/>6 - "robotizar" a profissão docente.<BR/>7 - garantir sucesso estatístico.<BR/>8 - burocratizar a profissão docente, baixando a qualidade do ensino ministrado.Mediocratização forçada!<BR/>9 - esvaziar a escola pública.<BR/>10 - promover o ensino privado.<BR/>não sei se a ordem é esta mas não devo estar muito longe dos objectivos. Que acham?zoltrixhttps://www.blogger.com/profile/14503820069109261195noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24625629.post-1150849843038000032006-06-21T01:30:00.000+01:002006-06-21T01:30:00.000+01:00Eu ainda não consegui digerir as intenções do Gove...Eu ainda não consegui digerir as intenções do Governo...amigona avó e a neta princesahttps://www.blogger.com/profile/06875639300107389343noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24625629.post-1150847798537533122006-06-21T00:56:00.000+01:002006-06-21T00:56:00.000+01:00Eu ainda ando ressacada, a procurar libertar-me de...Eu ainda ando ressacada, a procurar libertar-me de um sentimento que não estava habituada a ter senão momentaneamente e que até acho pouco racional, que é o de uma enorme zanga com esta ministra, pelo que ainda não consigo dizer nada com jeito. Excepto uma coisa, parece-me: acabe ou não em classificação ou em selecção, nenhuma avaliação faz sentido se não for, pelo menos primeiro, formativa. E já estou a dizer isto com muita cedência, se não soubesse que não estou em condições para reflectir, diria apenas formativa, e ponto final.IChttps://www.blogger.com/profile/07969425231680699403noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-24625629.post-1150845087597986172006-06-21T00:11:00.000+01:002006-06-21T00:11:00.000+01:00Depois da definição das finalidades da avaliação –...Depois da definição das finalidades da avaliação – seleccionar, classificar, formar,… - há que perceber a perspectiva - normativa ou criterial - que comanda o nosso olhar.<BR/>Creio que começa a ficar definido um quadro para assentarmos a discussão. :)Miguel Pintohttps://www.blogger.com/profile/16736297105715394331noreply@blogger.com