quarta-feira, maio 27, 2009

Encontramo-nos no Sábado

Eis uma excelente iniciativa que também subscrevo e aqui coloco:

1) Este governo desfigurou a escola pública. O modelo de avaliação docente que tentou implementar é uma fraude que só prejudica alunos, pais e professores. Partir a carreira docente em duas, de uma forma arbitrária e injusta, só teve uma motivação economicista, e promove o individualismo em vez do trabalho em equipa. A imposição dos directores burocratiza o ensino e diminui a democracia. Em nome da pacificação das escolas e de um ensino de qualidade, é urgente revogar estas medidas.
2) Os professores e as professoras já mostraram que recusam estas políticas. 8 de Março, 8 de Novembro, 15 de Novembro, duas greves massivas, são momentos que não se esquecem e que despertaram o país. Os professores e as professoras deixaram bem claro que não se deixam intimidar e que não sacrificam a qualidade da escola pública.
3) Num momento de eleições, em que se debatem as escolhas para o país e para a Europa, em que todos devem assumir os seus compromissos, os professores têm uma palavra a dizer. O governo quis cantar vitória mas é a educação que está a perder. Os professores e as professoras não aceitam a arrogância e não desistem desta luta: sair à rua em força é arriscar um futuro diferente. Saír à rua, todos juntos outra vez, é o que teme o governo e é do que a escola pública precisa. Por isso, encontramo-nos no próximo sábado.
Subscrevem:
Os blogues: A Educação do Meu Umbigo (Paulo Guinote), ProfAvaliação (Ramiro Marques), Correntes (Paulo Prudêncio),(Re)Flexões (Francisco Santos), Educação SA (Reitor), O Estado da Educação (Mário Carneiro), Professores Lusos (Ricardo M.),Outròólhar (Miguel Pinto).
Os movimentos: APEDE (Associação de Professores em Defesa do Ensino), MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), PROmova (Movimento de Valorização dos Professores), MEP (Movimento Escola Pública), CDEP (Comissão em Defesa da Escola Pública)

quarta-feira, maio 20, 2009

Deixa-me rir

Uma senhora que por acaso é ministra da Educação passou 4 anos a denegrir os professores. Anteontem, a respeito de uma banal prova de aferição em que os professores pouco mais têm de fazer do que papaguear um guião e vigiar alunos, ela elogia-os pela primeira vez e considera esse comportamento altamente profissional.
Constou-me que a senhora chegou a ser especialista em profissões. Realmente nota-se.

quarta-feira, maio 13, 2009

Saramago

O sino do Camponês.

domingo, maio 03, 2009

"O que os professores pensam ao planificar"

Em 1989 este cientista da Educação que cito, traduziu muito bem num artigo de que aqui se extrai um excerto, o que os professores pensaram e fizeram desde sempre, profissionalmente. Em Portugal, temos responsáveis (peço desculpa à palavra) do governo que pensam que os professores são aplicadores de receitas e para os quais a avaliação normal é a correspondente a essa visão estreita. E parece que num congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação bateram palmas a uma triste figura. Se isso aconteceu, vai mal a "ciência" educativa em Portugal.

..."F) La routinisation des plans est une nécessité professionnelle et il faut en tenir compte dans toute innovation en favorisant les PONTS entre les anciennes et les nouvelles démarches; une innovation ne peut se concevoir qu'en termes d'une approprîatîon progressive par l'enseignant laissant le temps d'intérioriser les routines.
Ces routines libèrent l'esprit de "enseignant de )a préoccupation des contenus et lui permettent de s'occuper de la relation socio-affective. Il peut ainsi passer de la didactique à la véritable pédagogie au sens d'une prise en compte des réalités mouvantes du terrain (Halte, 1989).
Grâce aux routines, l'enseignant peut improviser, c'est-à-dire exceller tant dans le domaine des contenus à transmettre - qu'il manie à son gré une fois qu'ils sont intériorisés, que dans le domaine constamment adaptatif de sa relation avec l'ensemble mouvant des élèves. A cet
égard, l'enseignant expérimenté a moins besoin d'un modèle prescriptif linéaire comme celui de la «pédagogie » par objectifs que d'un cadre de travail souple tenant compte de la réalité pédagogique."


François TOCHON
Université de Genève

Ler o texto integral aqui

Um grande português: José Morgado

Hoje tive um momento de felicidade ao ver um blog sobre o grande matemático e antifascista português, professor José Morgado. Soube da sua existência ontem, em conversa com o seu filho Paulo Morgado, que está a desenvolver este trabalho de serviço público. É que não foi só Fernando Pessoa que deixou arcas... Explorar este blog é fonte de conhecimento, de cultura e de história.
Numa das suas palestras, José Morgado fazia uma comparação entre o nosso Bento de Jesus Caraça e Paul Langevin. Nesse texto reproduzia o célebre (mas suponho que pouco conhecido para os nossos contemporâneos) conceito de cultura geral:
«a cultura geral é aquilo que permite ao indivíduo sentir plenamente a sua solidariedade com os outros homens, no espaço e no tempo, com os homens da sua geração como com as geração que a precederam e com as gerações que virão depois. Ser culto é, portanto, ter recebido e desenvolver constantemente uma iniciação às diferentes formas de actividade humana, independentemente daquelas que correspondem à profissão, de maneira a poder estar amplamente em contacto, em comunhão com os outros homens.»
Este conceito faz lembrar a também célebre palestra de Caraça sobre "a cultura integral do indivíduo". Num tempo de utilitarismos estreitos e empobrecedores em que se quer transformar a Educação num mero mecanismo de adaptação a supostas exigências de "empregabilidade" do mercado, conceitos como estes são de trazer à superfície da discussão. Não por recusarmos a utilidade da Educação mas porque achamos que um utilitarismo estreito em que uma educação/adestramento limitada encerra o Homem é algo a combater.
Para quem gosta de história, de democracia, de matemática, de cultura geral, não deixe de passar pelo blog e por outro conexo: Cravo de Abril.
José Morgado foi também um grande professor. Conheci-o pessoalmente, infelizmente pouco tempo. Assisti a uma lição dele na Faculdade de Ciências do Porto sobre o Teorema de Pitágoras. O público presente, composto de jovens bem jovens e adultos, penso ter ficado completamente cativado pela amplitude da cultura e a qualidade da forma como se exprimia e tornava perceptível o seu pensamento.
Espero que aproveitem do blog como eu estou/vou aproveitar.
O endereço do blog é http://josecardosomorgado.blogspot.com/