quinta-feira, outubro 30, 2008

Prémio Dardos



O Miguel do OutrÒÓlhar resolveu dar-me um prémio. Eu acho que não mereço mas agradeço a amabilidade dele.
Blogs a quem atribuo também este prémio (sem nenhuma ordem estabelecida):
1. OutròÓlhar; 2. Memórias soltas de prof; 3. Tempo de teia; 4. A educação do meu umbigo; 5. (Re)Flexões; 6. Profavaliação; 7. Terrear; 8. Anabela Matias; 9. Correntes; 10. O cartel; e tantos outros que eu infelizmente nem conheço a sua excelência pois não tenho tempo de os frequentar.

quarta-feira, outubro 29, 2008

98,68%

"E.B. 2,3 Escultor António Fernandes de Sá, Gervide

21 de Outubro de 2008


Excelentíssima Senhora Ministra da Educação


Considerando que esta avaliação do desempenho docente, imposta pelo Ministério da Educação que Vossa Excelência dirige, é um injusto e emaranhado processo burocrático que está a desviar os professores e as escolas daquilo que deve ser a essência da profissão e da organização escolar: ensinar e promover aprendizagens de qualidade em todos os alunos;
afirmando com uma convicção alicerçada na experiência do terreno que esta avaliação do desempenho, tal como está configurada, mais não passa de um absurdo desperdício de recursos de toda a espécie: humanos, temporais, materiais, emocionais, desperdício esse que em nada contribui, bem pelo contrário, para o desenvolvimento e valorização profissionais dos professores deste País ou para a melhoria da sua escola pública;
defendendo que a profissão de professor deve continuar a ser marcada pelos valores de colaboração e de solidariedade a que a competição estéril e o individualismo são alheios,
percebendo entre as intenções deste modelo de avaliação, - de forma directa ou indirecta e articulada com o também imposto Estatuto da Carreira Docente, - a de impedir a progressão na carreira da grande maioria dos professores e a de obter um sucesso escolar meramente estatístico sem correspondência no sucesso educativo real dos nossos alunos,

os professores abaixo-assinados que representam 98,68 % dos professores desta escola entendem ser seu dever ético e deontológico:
-recusar o modelo em vigor exigindo a sua suspensão urgente antes que produza mais estragos e consuma mais recursos;
-partir de imediato para a negociação de um modelo diferente de avaliação do desempenho que esteja expurgado dos defeitos intrínsecos atrás mencionados. "

Este foi o Abaixo-assinado, já com o resultado, enviado à senhora ministra.
Da nossa escola estão inscritos 52 professores para a manif de 8 de Novembro. É obra não é? É virtude de haver quem, sempre, na nossa escola, mesmo sem estar na direcção do sindicato, sempre esteve com ele, mesmo criticando-o. Malta da Fenprof, claro. Que não esquece o que aprendeu naquela frase antiga "o Sindicato somos nós".

quarta-feira, outubro 22, 2008

À pessoa certa

Estou cansado mas muito motivado. Na minha escola estamos a conseguir recolher quase o pleno de assinaturas de professores numa carta a dirigir à ministra da Educação a exigir o que é preciso neste momento.
Logo que seja o momento oportuno divulgarei essa iniciativa. O texto tem semelhanças com o mencionado no post anterior mas com o contributo de muitos colegas ficou muito melhor.

sábado, outubro 18, 2008

Que fazer?

Na minha escola há, como penso haver em muitas, um sentimento de profunda insatisfação perante este modelo de avaliação proposto pelo ME. No entanto é uma contestação surda, à boca pequena e nunca se traduziu em actos escritos. No entanto há também que dizer que fomos 50 professores à manif de 8 de Março do ano passado.
Na semana passada o meu departamento tomou por unanimidade uma posição de repúdio a este modelo.
Segunda-Feira irá haver uma reunião geral de professores para a qual os professores foram convidados para serem lá explicadas as "grelhas". Sem deixar de fazer em concreto a análise crítica das grelhas, pretendo apresentar uma proposta de abaixo-assinado a enviar à ministra da Educação. Vamos lá ver quantos dos meus colegas assinarão o texto, ou uma adaptação do mesmo. Direi antes de o pôr a rolar que só pretendo enviá-lo se ele for assinado por uma maioria substancial dos professores.

"E.B. 2,3...

20 de Outubro de 2008

Excelentíssima Senhora Ministra da Educação

Considerando que:
-esta avaliação do desempenho docente, imposta pelo Ministério da Educação é um monstro burocrático que está a desviar os professores e as escolas daquilo que deve ser a essência da profissão e da organização escolar: ensinar e promover aprendizagens de qualidade em todos os alunos;
-esta avaliação do desempenho tal como está configurada mais não passa de um sorvedouro de recursos temporais, materiais e emocionais que em nada contribui, bem pelo contrário, para o desenvolvimento profissional dos professores e a melhoria das escolas, que no entanto, são proclamadas incoerentemente no seu fraseado legislativo;
-a profissão de professor é inerentemente uma profissão de colaboração, de solidariedade e de valores elevados onde a competição estéril e o individualismo são males desnecessários.
Os professores abaixo-assinados que representam ____ % dos professores desta escola entendem:
-recusar liminarmente o modelo em vigor exigindo a sua suspensão urgente antes que produza mais estragos e consuma mais recursos;
-partir para a negociação de um modelo diferente de avaliação do desempenho que esteja expurgado dos defeitos intrínsecos atrás mencionados. "
Por outro lado julgo também ser muito importante aproveitar o facto de estarem lá todos os professores para discutir o que fazer no imediato em relação à entrega dos objectivos. Há colegas que simplesmente propõem a não entrega, outros que propõem a entrega de objectivos iguais. Eu acho que a primeira proposta só seria de realizar no âmbito de uma recusa de todo o processo de avaliação e de uma atitude colectiva, pois caso em contrário está mesmo a ver-se os resultados que poderia trazer para aqueles que enveredassem por esse caminho. Eu sou muito mais por tomadas de posição positivas e colectivas. Pensar nos objectivos colectivamente até poderia ser uma forma bastante interessante de tratamento do assunto nesta fase da contestação.
Já agora quero deixar aqui um link para o blog da 3sa que está a escrever os seus objectivos e a dar deles conhecimento público. Sobre o seu conteúdo e sobre o que vou conhecendo dela, só posso dizer que revelam uma professora que se distingue pela qualidade na acção e na reflexão, facetas imprescindíveis de um professor. (procurem lá os posts que tratam desta questão e aproveitem para ler os restantes)

quarta-feira, outubro 15, 2008

Manifestações

Estão marcadas duas manifestações de professores, uma para 8 outra para 15 de Novembro. A primeira foi marcada pelos sindicatos depois da primeira ter sido marcada por colegas na net e ser formalizada por movimentos de professores. Eu preferia que estivesse apenas uma manif marcada e houvesse claramente uma perspectiva de luta a fazer e a começar nessa manif. Nem uns nem outros estiveram para aí virados e espero que esta bodega não dê para o torto.
Quanto a mim começo por ir à primeira que está marcada. Se a segunda não se apresentar com contornos anti-sindicais e me parecer minimamente estruturada vou também à segunda. É que sei que os sindicatos são muito necessários. Critico-os quando tenho de o fazer e eu faço-o até de dentro mas não alinho na sua fragilização que é suicidária para os professores.
Nesta história ninguém me parece estar isento de críticas. Espero que a coisa afinal acabe bem. É que nós, professores, bem estamos precisados disso.

domingo, outubro 12, 2008

Sentido para a luta

Depois de uma tarde completa a trabalhar para os meus alunos e para a escola, mas sem sequer pensar no monstrinho da avaliação, parei para vir aqui ao meu blogzito.
Que me apetece dizer: apenas que tenho a convicção que os professores, se quisessem e se se unirem, poderiam travar as iníquas políticas para o sector da Educação e para os professores em particular. Está em movimento alguma coisa que pode significar o início de uma contestação a sério. Faço votos que as organizações de professores, a Fenprof em especial, saibam motivar os professores para uma sábia acção. E desejo ardentemente que os professores se saibam unir contra aquilo que é visivelmente mau contribuindo para construir uma alternativa. Mais do que isso já não estará nas nossas mãos de professores.
Na verdade e ao longo da História, penso que aqueles que souberam lutar pelos seus ideais no fundo sempre tiveram motivos para se sentirem bem consigo próprios. Hoje, ao fim da tarde em que trabalhei para os meus alunos e para a minha direcção de turma sinto-me bem, como me sinto bem sempre que fiz gréve e foram muitas (todas), sempre que fui a manifestações (e perdi-lhes a conta), sempre que protestei na escola ou fora dela e apontei o que estava mal ou o que deveria ser mudado (e foram muitas essas vezes).
Os professores dignos desse nome e eu felizmente sinto-me fazer parte desse rol, têm tudo para se sentirem bem consigo próprios e para se sentirem legitimados na luta que agora deve começar a crescer. Lutar por gosto e com a consciência tranquila cansa menos do que se acomodar àquilo em que nos querem transformar: burros de trabalho amansados.

quinta-feira, outubro 09, 2008

Che Guevara - carta aos filhos

Em 9 de Outubro de 1967, Che Guevara era assassinado a mando dos Estados Unidos da América. Mataram-lhe o corpo, imortalizaram-lhe a imagem e a alma.
Esta é uma carta que escreveu a seus filhos e onde expressa algumas ideias fundamentais com repercussão política e educativa.

Aos filhos:
"Queridos Hildita, Aleidita, Camilo, Célia e Ernesto:
Se alguma vez tiverem que ler esta carta, será porque eu não estarei mais entre vocês. Quase não se lembraram de mim e os mais pequenos não recordarão nada.O pai de vocês tem sido um homem que atua, e certamente, leal a suas convicções. Cresçam como bons revolucionários. Estudem bastante para poder dominar as técnicas que permitem dominar a natureza. Sobretudo, sejam sempre capazes de sentir profundamente qualquer injustiça praticada contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Essa é a qualidade mais linda de um revolucionário. Até sempre, meus filhos. Espero vê-los, ainda. Um beijão e um abraço do Papai."

Apetece dizer como ele disse:

"HASTA LA VICTORIA. SIEMPRE"

segunda-feira, outubro 06, 2008

Se os professores contam, é preciso mostrar-lhes isso.

Nesta altura faço votos que os professores contem consigo mesmos naquilo que não podem deixar de fazer neste momento, lutar e lutar com rumo por uma política educativa diferente, sem o que serão coniventes por desistência com estas políticas destrutivas maquilhadas pela propaganda diária do governo de Pinto de Sousa e de Maria de Lurdes.
Todos não seremos demais aproveitando todos os recursos das nossas organizações profissionais e em primeiro lugar dos sindicatos docente que também precisam de contar connosco.
Se os professores contam é preciso que contem consigo próprios.

quinta-feira, outubro 02, 2008

Pena dos "governantes"

Que pena que eu tenho dos nossos "governantes". Se eles passam todos os santos dias e os dias santos a fazer propaganda eleitoral, devem ter de passar a "governar", ainda que pouquinho, à noite. Deve ser uma grande estafa. Coitadinhos.