domingo, maio 25, 2008

Presentes

"As ilusões nunca são perdidas. Elas significam o que há de melhor na vida dos homens e dos povos. Perdidos são os cépticos que escondem sob uma ironia fácil a sua impotência para compreender e agir, perdidos são aqueles períodos da história em que os melhores, gastos e cansados, se retiram da luta, sem enxergarem no horizonte nada a que se entreguem, caída uma sombra uniforme sobre o pântano estéril da vida sem formas.
Bento de Jesus Caraça (1901-1948) in A Cultura Integral do Indivíduo-Problema Central do Nosso Tempo. Conferência proferida em 1933"
Recolhido no blog da Isabel


A Lista A não ganhou a direcção central do SPN. Ganhou no entanto muita coisa. Ganhou 5 àreas distritais; ganhou o apoio de cerca de 42% dos sócios do sindicato; ganhou o afecto de muita gente que se uniu em torno de um novo fôlego para o sindicato.
Ontem estivemos reunidos para fazer o balanço e para celebrar a nossa união. Não vamos formar nenhuma tendência dentro do sindicato. Seremos isso sim, vozes activas dentro do SPN para que ele volte à sua matriz inicial: estar nas escolas com os professores; servir ideais de escola pública de qualidade para todos.
Foi muito afectuosa a nossa reunião, particularmente quando homenageamos singelamente mas muito comovidamente a Ruth Rodrigues, a Manuela Silva e o Mário de Carvalho.
Desejo sinceramente que na lista vencedora haja metade daquilo que ontem nos uniu. Era sinal de que o SPN poderia estar a arrepiar caminho.
Nós por cá continuaremos, fraternalmente activos e vigilantes. É que sabemos quanto é necessário um sindicato dos professores forte e combativo para os tempos difíceis que percorremos.

terça-feira, maio 20, 2008

Excelência

Hoje estive presente numa excelente conferência do psicólogo Jaan Valsiner sobre níveis de desenvolvimento e a sua coordenação. A dado passo, com gozo pessoal notei eu, ele referia como fora de moda os temas e as metodologias que utilizava. A excelência das suas ideias e os factos que apresentou para as defender foram para mim um tónico. E bem precisava, depois de horas antes ter ouvido a notícia das recomendações do conselho nacional de educação sobre o 2.º ciclo. Nem tudo pode ser rasca neste tempo onde suposta ciência serve a mais despudorada e interessada política.

sexta-feira, maio 16, 2008

Manif de Professores. 17 de Maio.

Este Sábado pelas 15h00, no Porto, Manif dos professores. Lá nos encontraremos. É preciso manter viva a chama.

domingo, maio 11, 2008

Lista A para o S.P.N.

No próximo dia 13 de Maio há eleições para a direcção do Sindicato dos Professores do Norte. Há duas listas. Eu voto na Lista A. Aliás, faço parte dela. Acredito que ela pode significar um reforço do sindicalismo aqui no Norte que me parece esmaecido há alguns anos.

quinta-feira, maio 01, 2008

1.º de Maio

Numa conjuntura como esta, marcada por uma crescente exploração e precarização dos trabalhadores, faz por demais sentido comemorar o Dia 1.º de Maio.
Na dita concertação social o governo e os representantes do grande patronato tentam ou mascarar os problemas reais existentes ou agravar ainda a situação dos trabalhadores.
Uns, o governo PS que enquanto oposição afirmou que modificaria os aspectos gravosos do Código de trabalho do Bagão Félix, agora contribuem para a "festa" do agravamento da precariedade e da situação de todos os trabalhadores.
Outros, os representantes do grande patronato, pedem sem vergonha a possibilidade de despedimento sem justa causa.
Só mesmo a união dos trabalhadores e dos seus sindicatos podem obstar a que a continuação de um retrocesso civilizacional como o que se está a impor na nossa sociedade possa vingar. O dia 1.º de Maio, dia de Luta mas também dia de Festa e confraternização dos trabalhadores, é dia importantíssimo para marcar a diferença. É dia de mandar recado a quem nos governa e a quem obtém lucros imensos nas grandes empresas, que a força dos trabalhadores, quando unidos, é osso duro de roer.
No campo da Educação os professores têm muitas razões para estarem presentes. Primeiro porque são trabalhadores. E em segundo lugar por serem trabalhadores que viram ser agravadas de forma inaudita as suas condições de trabalho nos últimos anos.
Hoje, quando percorrer as ruas da baixa do Porto vou lembrar aqueles que já não estão cá mas sempre estiveram e estarão connosco. E vou recarregar baterias para a Luta que se segue. Um homem isolado pouco vale. Como dizia o senhor barbudo, "Trabalhadores de todo o mundo: uni-vos". Aí está um dos grandes segredos da luta. Agora e sempre.