sexta-feira, novembro 30, 2007

Iniciativas

Na minha escola, uns colegas compararam o que se está a passar com os professores com um tsunami que é preciso contrariar e que fazer esta greve era uma boa iniciativa nesse sentido. Elaboraram um documento interessante intitulado "O DIA DE AMANHÃ" que fizeram divulgar pelos professores. A imagem parece-me que caiu bem em muitos professores da minha escola. Espero que se tenha traduzido em muito apoio à greve.

quinta-feira, novembro 29, 2007

Greve da Função Pública


O tipo que faz este blog confessa-se um irremediável adepto da greve com meio de protesto e de luta pelos seus direitos enquadrados no seio de políticas sociais que considera justas.
Sabe que os governos e os poderosos tremeriam se os trabalhadores fossem capazes de se unir e na sua grande maioria estivessem no lado da greve.
Sabe que essa união é tantas vezes difícil, mas não é por isso que deixará de lutar. O seu contributo lá estará.
Amanhã será mais um dia em que se sentirá bem consigo próprio.

quinta-feira, novembro 08, 2007

Encerramento temporário

Este blog estará durante algumas semanas encerrado para obras. Falta de tempo e de disponibilidade condicionam esta decisão.
Deixo aqui uma citação do grande Brecht e que conheci através do blog "O País do Burro"

"Não há pior analfabeto que o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. O analfabeto político é tão burro que se orgulha de o ser e, de peito feito, diz que detesta a política. Não sabe, o imbecil, que da sua ignorância política é que nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, desonesto, o corrupto e lacaio dos exploradores do povo."
Bertolt Brecht

quinta-feira, novembro 01, 2007

O lado mais da vida.

Sou daqueles a quem os discursos e as práticas que denotam profundo conhecimento da realidade ou capacidade de nela intervir suscitam profunda admiração. Quando me cruzo nos livros, nos filmes, na música, nos blogs, no que vejo e ouço com alguém assim, vou muito fundo: tento ler, ouvir, ver tudo o que de mais importante essa(s) pessoas têm para me dizer. Felizmente isso vai acontecendo regularmente no meu percurso: recentemente deparei com um exemplo de vida integra e de grande saber social na figura já desaparecida do jornalista (e muito mais) Giuseppe Fava.

"“A che serve vivere, se non c’è il coraggio di lottare?”

“Io ho un concetto etico di giornalismo. Un giornalismo fatto di verità, impedisce molte corruzioni, frena la violenza della criminalità, accelera le opere pubbliche indispensabili, pretende il funzionamento dei servizi sociali, sollecita la costante attuazione della giustizia, impone ai politici il buon governo. Se un giornale non è capace di questo si fa carico di vite umane. Un giornalista incapace, per vigliaccheria o per calcolo, della verità si porta sulla coscienza tutti i dolori che avrebbe potuto evitare, le sofferenze, le sopraffazioni, le corruzioni, le violenze, che non è stato capace di combattere”.
Così scriveva nel 1981, in un editoriale del Giornale del Sud, Giuseppe Fava, fondatore dei Siciliani, ucciso a Catania il 5 gennaio del 1984. "

Esses momentos constituem verdadeiros tónicos e antídotos para os momentos deprimentes que nos impingem os vendedores de banha da cobra que nos governam.